Quaest: 50% aprovam trabalho do presidente Lula; 47% desaprovam
Quaest: 50% aprovam trabalho do presidente Lula; 47% desaprovam

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 02 e 06 de maio, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A aprovação de Lula caiu 1 ponto percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em fevereiro de 2024. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% reprovavam.
Segundo o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Religião
A pesquisa indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula é de 62%, mesmo percentual da pesquisa anterior. Enquanto isso, 39% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho que o presidente está fazendo, um aumento de 4%.
Renda
A aprovação também é maior entre aqueles que ganham menos. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto 35% desaprovam.
Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, 49% aprovam o trabalho de Lula, mesmo número, 49%, desaprovam.
De acordo com a Quaest, 58% dos entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 40% aprovam.
Região
No recorte por região, a pesquisa da Quaest aponta que a aprovação do trabalho de Lula é maior no Nordeste e no Centro-Oeste/Norte, e pior no Sul e no Sudeste.
Entre os entrevistados da região Nordeste os dandos mantiveram da última pesquisa, 68% aprovam o trabalho do presidente, enquanto 31% desaprovam. Já no Centro-Oeste/Norte há um empate técnico com vantagem numérica para os que aprovam Lula: 50% x 47%, também se mantendo estável em relação ao levantamento anterior.
Segundo a pesquisa, a região Sudeste é a que registrou o maior índice de desaprovação do trabalho de Lula: 55% contra 42% dos entrevistados que aprovam. Já no Sul foi onde o presidente teve o maior aumento de aprovação, 47% agora contra 40% em fevereiro. A desaprovação caiu, mas segue sendo a maioria. Agora são 52% que desaprovam contra 57% dois meses atrás.
Avaliação de governo
A Quaest também perguntou como entrevistados avaliavam o governo Lula de forma geral.
Segundo o levantamento, 33% avaliam o governo de forma positiva. A avaliação é negativa para 33% dos entrevistados, e regular para 31%. Não souberam ou não responderam somam 3%.
Na comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva do governo oscilou 2 pontos percentuais para baixo (antes estava em 35%). Já a avaliação negativa reduziu 1 ponto percentual (antes estava em 34%).
Avaliação geral do governo Lula:
Economia
A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre qual a percepção deles em relação à economia.
Para 38% dos entrevistados, a economia no Brasil piorou nos últimos 12 meses, mesmo índice da última pesquisa. Para 32%, ficou do mesmo jeito. Já para 27%, a economia melhorou, aumento de 1 ponto percentual.
Ao mesmo tempo em que a maioria diz que a economia piorou nos últimos 12 meses, esse tema foi apontado como problema para 23% dos entrevistados, tecnicamente empatado com educação (19%), uma redução de 2 pontos percentuais em comparação à última pesquisa e uma queda de 8% sobre a primeira pesquisa do atual governo, em abril de 2023.
Violência foi o problema que mais cresceu da pesquisa anterior. Agora, 17% apontaram como um problema, contra 10% em fevereiro.
Por ISTOÉ
Comentários (0)